Salar de Uyuni - Parte 2: Lagunas, piedras e poker valendo folhas de coca

O primeiro dia nesse tour foi repleto de muito sal, boas histórias e conversas. A noite de sono no hotel de sal também foi bastante agradável e o frio era muito menor do que o esperado. Não fomos dormir tarde, mas acordamos bem cedo, por volta das 6 horas da manhã. Alguns tomaram banho, outros não, todos tomamos o café da manhã e depois foi pé na estrada. O segundo dia foi menos impressionante do que o primeiro, mas também foi muito agradável. Segue o relato.

Partiu "lagunas"!

22/12/2014 - 7º dia

Primeira parada: linha de trem

O segundo dia em Uyuni começou cedo. Por volta das 6 horas acordamos e nos preparamos para partir. Como disse na introdução, este dia poderia ser tranquilamente chamado de "O dia das Lagoas". Fomos em quatro lagoas diferentes. A paisagem é um tanto quanto repetitiva, mas isso não tira em nada o brilho da viagem. Nossa primeira parada foi em uma linha de trem que faz a ligação Bolívia-Chile. A vista é encantadora, talvez a foto que eu mais goste de toda a viagem seja a desta parada. Próximo a linha de trem tem-se também o Vulcão Ollague, semi-ativo.

Maravilha!
Segunda parada: lugar repleto de pedras

Alguns lugares desta viagem simplesmente não tem nome, o que pode parecer engraçado. A segunda parada foi em um destes locais, repleto de pedras lindas e com alguma vegetação. O que senti bastante neste segundo dia foi a altitude. Nesse momento da viagem estávamos a cerca de 4000 metros de altura. Meu estômago começou a embrulhar e a cabeça doer. Sintomas normais no alto do morro. Outra coisa que me chamou atenção foi o céu azulado que dá um toque a mais nessas belas paisagens do deserto.

Pedras em diversos formatos.
Llareta. Vegetação no alto do morro.

Terceira parada: Laguna Cañapa

A viagem até a primeira lagoa do nosso roteiro foi longa. Chegamos na Laguna Cañapa quase na hora do almoço e foi ali mesmo que fizemos nossa segunda refeição do dia. As montanhas ao redor, a bela lagoa e os incontáveis flamingos fazem parte da paisagem que apreciamos por um bom tempo.

Flamingos
Laguna Cañapa
Quarta parada e quinta parada: Laguna Hedionda e Laguna Ramaditas

No caminho para chegarmos a segunda lagoa encontramos uma "raposa" perdida no meio do deserto. Obviamente paramos e registramos algumas fotos. Ela chegou bem perto do nosso automóvel.

"Zorro"

Essas duas lagoas citadas não me impressionaram muito. Paramos por pouco tempo apenas e apreciamos a vista, um tanto quanto repetitiva, como disse anteriormente. A imagem que segue não foi registrada pelo blogueiro que vos escreve.

Laguna Hedionda
Sexta parada: Arbol de Piedra (Árvore de Pedra)

HELP!
Nesse momento da viagem a altitude já havia me pegado em cheio, fora que o frio também estava muito forte. Como no dia anterior não sofri muito com o clima, acabei deixando uma das minhas blusas de frio na mochila, que estava em cima do Jeep e não podia ser aberta. Me dei mal! Sofri com o frio durante a viagem inteira, até chegarmos na Laguna Colorada, ponto final do segundo dia.

No caminho até a Árvore de Pedra encontramos um grupo parado no meio do caminho. O carro deles deu algum problema e estavam lá tentando solucionar. Não ajudamos muito, pois ninguém ali era mecânico especializado no assunto, mas pude notar que mesmo na adversidade todos estavam aparentemente numa boa, curtindo a vibe. Mochilar é assim mesmo, estamos sujeitos a tudo.

Chegamos então na Árvore de Pedra e novamente nos deparamos com todas aquelas pedras em formatos diferentes que juntas são muito bonitas. E é claro com a famosa Árvore de Pedra, que de fato é bastante surpreendente.

Árvore de Pedra
Sétima parada: Laguna Colorada

Como te... lhamas?
Chegamos então na última parada do segundo dia: a famosa Laguna Colorada. Essa foi a primeira de duas grandes decepções em minha viagem e vou explicar o porquê a seguir. Para entrarmos no parque tivemos que pagar 150 bolivianos. Entramos e chegamos no segundo alojamento, onde passaríamos a noite. Ele era bem menor do que o do dia anterior, mas inicialmente não olhamos muito, apenas deixamos as coisas por lá, eu peguei a outra blusa de frio e partimos para a Laguna.

Antes disso passamos alguns minutos tirando fotos com as Lhamas. Estavam todas presas em um espaço quadricular, com exceção de uma que ficou do lado de fora e que fez a alegria da galera.

Por azar do destino não pegamos a Laguna Colorada na cor vermelha. Quando chegamos o dia já estava indo embora e isso acabou prejudicando a visão da lagoa. O caminho do alojamento ao mirante é relativamente longo, caminhamos uns bons minutos a pé e quando chegamos lá já estava tudo na sombra. Infelizmente sai um pouco decepcionado por não tê-la visto avermelhada, mas mesmo assim a vista é muito bonita. Na realidade todas as vistas são impressionantes. Falar isso é o famoso chover no molhado, mas mesmo assim tive essa decepção, que foi a primeira na viagem. A segunda viria no dia seguinte.

Laguna Colorada :(
Retornamos para o alojamento e passamos o resto da noite ali conversando. Este local era bem ruim, haviam apenas dois quartos, um para cada grupo, com um banheiro em cada. Não haviam tomadas para carregas os nossos aparelhos. Tivemos que deixa-los em uma outra casa, ao lado do alojamento, por toda a noite e ainda pagamos 5 bolivianos por isso. Uma pechincha, mas não havíamos sido avisados. No banheiro não havia chuveiro, passamos então uma noite sem banho. Tranquilo. E o frio... Bom, nessa noite eu realmente senti um frio de rachar.

Fizemos o nosso lanche e depois jantamos. Conversamos, trocamos contatos e histórias. O meu grupo foi dormir um pouco cedo e reparei que o outro estava se divertindo jogando poker valendo folhas de coca. Não podia perder essa oportunidade e me juntei a eles. Era uma grande família boliviana com um brasileiro perdido no meio. Agora eram dois brazucas. Eles ficaram impressionados com o bastão de selfie que eu tinha levado (e que não me serviu de quase nada). Pegaram, tiraram várias fotos com ele e se divertiram bastante. Também me diverti muito com eles e até ganhei bastante folhas de coca. Foi um momento muito legal da viagem.

Após a jogatina voltei para o quarto e fui dormir. Iriamos acordas às 4 horas da manhã no dia seguinte para chegarmos a fronteira Bolívia-Chile, deixarmos lá os que iam seguir para o Deserto de Atacama e retornarmos a cidade de Uyuni. Eram os últimos momentos no deserto.