Preparação

No primeiro post falei de maneira geral sobre o roteiro da minha viagem. O planejamento é uma das partes que mais gosto quando estou indo para um novo lugar, pois ali é o início de tudo. Já vou estudando a geografia das cidades, pesquiso os melhores lugares para se visitar, clima, perigos, quanto vou gastar por dia, etc.

Quanto de dinheiro levei? 

Nessa viagem de 24 dias o meu tempo para planejar tudo estava um pouco curto por conta de várias pendências que tinha na faculdade. Resolvi então fazer um arredondamento geral dos custos e coloquei que iria gastar 100 reais por dia. Sem dúvida alguma essa não é a melhor maneira de se planejar os custos de uma viagem para o exterior, mas como não estava com muito tempo julguei que essa era uma boa conta. 100 reais por dia para 24 dias são R$ 2400,00 na viagem inteira. A passagem de avião de Vitória para Santa Cruz de la Sierra eu já havia comprado por fora dessa grana. Levei também dois cartões de crédito para qualquer eventualidade, mas só os utilizei no primeiro dia e na última semana e neles gastei mais ou menos 300 reais. Essa grana toda acabou no 19º dia. Não lembro ao certo quanto saquei nesse dia, mas foi na faixa de 400 a 500 reais para aguentar de forma tranquila o resto da viagem.  Arredondando tudo o valor foi de aproximadamente R$ 3200,00

Outra dúvida muito comum é a de como levar o dinheiro: em dólar ou real? Resolvi levar tudo em dólares mesmo, mas caso você queira levar em reais não tem problema algum. Em praticamente todos os lugares que fui haviam casas de cambio com a opção de venda de reais. Em relação ao câmbio, também acaba tudo dando no mesmo. Trocar real por boliviano/sol ou real por dólar e depois este por boliviano/sol da praticamente no mesmo. A diferença de um para o outro é muito pequena. 

Existem casas de câmbio em todos os lugares. Não se preocupe muito com isso.

Onde escondi o dinheiro?


Creio que o meio mais utilizado de esconder o dinheiro é utilizando uma doleira (figura). Não coloquei tudo lá, óbvio. Separei tudo em 4 lugares diferentes. Acredito que nenhum ladrão gringo vá ler o meu blog, então vai lá: doleira, tênis, carteira e na bula de remédio.

Cada um tem o seu método de esconder a grana, esse foi o meu e deu certo. Não tive nenhum problema com isso, com exceção no Salar de Uyuni, onde pisei na água com 200 dólares na meia do tênis. Ainda bem que não molhou! A bula do remédio estava dentro da caixa, no fundo da mochila e na parte com cadeado. Doleira por dentro da cueca e carteira no bolso mesmo. 


Mochila, roupas, remédios, etc...

Não tive muitas duvidas em relação a mochila. Levar uma bolsa com rodinhas nunca passou pela minha cabeça, portanto isso foi bem tranquilo. Comprei um mochilão bem simples, barato e de 60 litros. Um item importante é a capa de chuva para mochila, isso não deve faltar. Nunca se sabe quando vai cair uma chuvarada, né? No início da viagem pensei que ia ter algum problema com a mochila, por conta dela ser um pouco barata, mas tudo saiu bem. Se você puder compre uma mais cara, confortável e de marca reconhecida no mercado. Caso esteja sem grana, relaxe. Compre uma espaçosa, minimamente confortável e que caiba no seu orçamento que esta ótimo.

Não levei muitas roupas. Vamos lá:
  • 5 camisas
  • 2 bermudas
  • 1 calça jeans
  • 2 calças de poliéster
  • 4 cuecas
  • 4 pares de meia
  • 1 blusa de frio
Em relação as camisas, bermudas, calça jeans, calças de poliéster e cuecas foi tudo sem problemas. As roupas intimas eu sempre lavava e as outras citadas coloquei pra lavar 2 vezes, com várias repetições de roupas, é claro. Como vocês podem observar levei pouca roupa de frio, o que foi um erro. Acabei comprando uma blusa de frio antes de entrar no deserto de Uyuni e outra em Cusco.

Sobre remédios levei o meu kit básico. Dor de cabeça, barriga, azia, febre... Kit comum, mas isso é muito pessoal também. Cada um tem os seus próprios limites.

Levei também dois pares de tênis, um par de chinelos e não lembro mais o que.


Algumas dicas
  • Certa vez ou vi que "menos e mais". Não sou um mochileiro experiente, mas creio que quanto menos você levar na sua mochila melhores serão os seus momentos.
  • Não deixe nada para última hora. Faça uma lista de tudo o que você precisa, facilite as coisas para o seu cérebro. 
  • Não planeje muito. No meu caso só deixei reservado tudo o que diz respeito a Machu Picchu. Tirando isso fui vendo tudo na hora. Respira fundo e segue o fluxo da viagem, você não vai se arrepender.
  • Mas sempre tenha um plano B.
  • Tenha o espírito livre de qualquer preconceito, você vai precisar disso numa viagem dessas. 
  • Fui sozinho e ao longo dos 24 dias conheci muita gente bacana, ou seja, fiquei sozinho em raros momentos. Não tem ninguém pra ir contigo? As vezes isso pode até ser melhor.
Acho que isso é tudo. Até a próxima!



0 comentários: